TRÊS DIAS NO DOURO
Agosto de 2021 três dias no Douro
Após termos feito a reserva na casa do arco uma semana antes, a Xana estava ansiosa que fosse Domingo pa iniciarmos a nossa aventura no Douro.
Saímos de Viana e lá fomos nós cantarolando por essa estrada fora até ao Pinhão, de permeio passamos por S. Martinho Dantas para visitar o ESPAÇO DE MIGUEL TORGA.
É um espaço magnifico onde podemos observar toda a vida e obra de Miguel Torga, assim como a maravilhosa biblioteca onde compramos dois livros, O Sr Ventura e A Gastronomia nos livros de Miguel Torga
Fomos a S. Martinho de Anta ver o busto dele junto ao olmo, tirar uma fotografia , tomar um café, e seguimos caminho.
Chegamos ao Pinhão sob um sol abrasador, almoçamos junto ao rio.
De seguida fomos para a casa do arco fazer o chek in, onde fomos recebidas pelo Marco, proprietário da casa, esta tinha aberto eu junho, como podem imaginar estava novinha, o Marco fez-nos uma visita guiada para observamos a casa e as vistas maravilhosas que tinha para todos os lados, era um sonho, vistas de cortar a respiração, o nosso quarto era espetacular com uma bela vista .
Segunda era dia de explorar o douro, mas deixa-me falar do pequeno almoço, mostro antes uma fotofrafia
Esperava-nos a Quinta do Tedo
Visitamos a quinta do Tedo, era hora de almoço mas não pudemos almoçar, era preciso fazer reserva, mas, já não foi possivel, estava tudo reservado, ficamos como quem ceba e não mata, pois o cardápio prometia, virado para um afluente do rio pinhão, com uma paisagem simplesmente bonita com muita água e muito vinhedo à volta.
De volta estrada, fomos a almoçar a Tabuaço, num restaurante que ficava junto às piscinas. Sentamos-nos na esplanada, estava um fresquinho que sabia muito bem, deu para refrescarmos, pois estava muito calor. O rapaz que nos serviu era muito simpático, de entrada trouxe-nos um queijo de paiva com azeitonas e chouriço da região, esperava-nos um bacalhau com broa e batatinhas no forno,era servido numa telha. Depois de sobremesa eu comi uma fatia de melão, a Xana, para lembrar o pai, pediu uma fatia do bolo de bolacha, mas estava tão cheia que só o provou, mas não a comeu. Tomamos o café e, ficamos muito bem dispostas.
depois fomos visitar a Quinta do Seixo, onde a Xana foi fazer uma visita guiada às vinhas, que disse ter sido muito gira com o guia vestido de Sandemam
No fim tivemos direito a uma prova de vinhos e a uma foto.
E assim terminamos o dia, já estava cansada, regressamos à CASA DO CANTO, para de seguida irmos à piscina a desfrutar do fim de tarde, ver o entardecer e estender a vista pelas vinhas. Só se ouvia o silêncio, que bem soube relaxar e até adormecer.
No dia seguinte visitamos S. LEONARDO DA GALAFURA, onde se podia observar o Douro em toda a sua envolvência de vinhedos, do rio lá longe, com os barcos a navegar.
Fizemos a viagem de retorno, paramos de novo do ESPAÇO MIGUEL TORGA, pois à ida estivemos lá pouco tempo, pois chegamos à hora de fechar, e prometemos ir lá quando regressassemos , para poder conhecer aquele que por todos, é conhecido por melhor escritor e poeta de todos os tempos.
A Xana é uma companheira excepcional, ficam a vontade de voltar qualquer dia, quem sabe para o ano